Origem do Dia do Pai no Brasil

Inicialmente o Dia do Pai  foi criado para fortalecer os laços familiares e o respeito pelos que educam e criam. origem dia do pai

Em 1909, em Washington, Sonora Louise Smart Dodd, filha de um veterano de guerra civil, ao ouvir um sermão que era dedicado a todas as mães, teve a ideia de celebrar assim o dia dos Pais. Com isto, queria homenagear o seu pai, pelo o esforço e dedicação que deu aos seus seis filhos.

Em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, perto de Washigton para que este dia se oficializa-se. O primeiro dia do Pai realizou-se no dia 19 de Junho de 1910 no Norte da América. Este era também era a data de aniversário do seu pai.

A partir dessa data esta comemoração começou a expandir-se. Em 1924 esta ideia foi apoiada pelo Presidente Calvin Coolidge, e assim passou a ser um dia Nacional.

No Brasil, esta comemoração partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953. Dia em que se comemora o dia de São Joaquim, patriarca da família.

A data foi alterada para o segundo Domingo de Agosto por razões comercias, divergindo da América e da Europa.

 

Print Friendly, PDF & Email